Inspiração

Nós, escritores, vivemos de ideias. São elas que se transformam em inspiração para tudo o que escrevemos: seja um conto, um romance ou uma crônica.

Nosso repertório é o mundo.

O mundo geográfico e o humano.

Da rua suja e esburacada ao cenário magnífico da cidade de Dubai; da criança inocente ao homem que espanca a própria mulher; do explícito ao oculto. Tudo nos atravessa, tudo pode virar matéria de escrita.

Nesse contexto quero falar do famoso “branco” do qual muitos escritores, em certos períodos, sofrem ou tentam fugir.

Uma das formas mais simples de evitar o branco é manter um caderno de anotações. Hoje, ele está ainda mais acessível: cabe no bolso, no celular, à mão em qualquer lugar.

Viu um gatinho atravessar correndo uma rua movimentada, como se tivesse observado o trânsito, calculado a velocidade dos carros e decidido o momento exato de correr? Anote.

Colocaram um contêiner na calçada de um terreno vazio? Anote.

O serelepe garotinho da vizinhança veio lhe contar a proeza de que, “do nada”, subiu na bicicleta e conseguiu andar? Anote.

“Ah, mas isso não é matéria-prima para escrever…”

É sim. Ou melhor: pode ser.

Com seu repertório de leitura, de vida e, sobretudo, com o seu olhar atento sobre o corriqueiro do cotidiano, é possível mergulhar em questões profundas e complexas.

Então, escreva.

Apenas escreva.

O escritor é o ator principal da importante representação da realidade, tanto social como individual que compõe a arte chamada literatura.

Lapidar, corrigir, rever questões semânticas e gramaticais, isso vem depois, em outra etapa da escrita. Podem inclusive ser feitos pelos parceiros dos escritores: o leitor beta, o revisor, e eventualmente o editor do texto.

Maria Elza🌷

Este texto faz parte da aba Estudos no site @mariaelzaescreve.com.br

Publicado por mariaelzaescreve

Me autodenominei Divina, Perfeita e Maravilhosa. Não é por vaidade e sim porque acredito que foi assim que Deus nos criou: à sua imagem e semelhança. Mesmo que humanamente isso pareça impossível, ao expressar minha crença me sinto bem. Busco o melhor sempre. Tenho fases, sou de Libra e isso ajuda a explicar minhas qualidades e meus defeitos. Amo a vida, minha família, meus amigos. Sou Formada em Administração e Direito e estudiosa da escrita criativa. Sempre gostei de ler! Amo ler tanto os romances, como os contos, crônicas, documentários, biografias… Mas minha maior bagagem é de vida, pois ela é a matéria prima para o que escrevo. A vida, as pessoas e suas histórias me encantam. E esse encantamento se transforma em letras. Amo muito, preocupo-me muito, erro muito, e procuro muito acertar! Vou dividir com vcs um pouco da minha experiência de vida, neste espaço que considero meu "travesseiro virtual" e o convido a compartilhá-lo comigo. Venha?! Criei este blog em agosto de 2010 na plataforma blogspot. Posteriormente o trouxe para o WordPress . Desde 2024 estou escrevendo crônicas e vou disponibiliza-las aqui. No site https://.www.cronicascariocas.com.br procure por Maria Elza no Menu Autores, para ler meus contos e crônicas. Ah, deixe seu comentário, pois quero saber a sua opinião!

Deixe um comentário