Minhas Histórias – Semente, Flor e Fruto

Nossos pais nos educam no dia a dia, no convívio familiar. Na escola aprendemos a ler, ter cultura, cidadania, socializar. É a nossa formação inicial para a vida. Ali iniciamos a formação do caráter que vai definir o adulto que nos tornaremos.

Já a literatura, para além do prazer da leitura, atua na sensibilidade, na imaginação moral e na capacidade de compreender a complexidade humana, e também forma a pessoa que nos tornamos, de forma mais abrangente, na dimensão da vida, do mundo.

Ler amplia o horizonte; sem sair de casa interagimos com pessoas diversas, conhecemos países e outros continentes, somos colocados frente a frente com dilemas, vivências e exemplos de vida. 

Ao elaborar questões existenciais, vivenciar as angústias, os erros e dúvidas dos personagens, tanto dos vilões quanto dos heróis, vamos forjando a nossa própria personalidade. A ética, os valores e a consciência passam a ser naturais, nao algo que se ensina. Isso foi o que eu vivi e vivo. Sem falsa modéstia.

Tive a sorte de nascer em um lar improvável: um homem culto e uma mulher simples e guerreira. A noite e o dia, o sol e a chuva.

Meu exemplo de vida era ver minha mãe em sua luta diária : muitos filhos, dificuldades, poucas perspectivas de mudança. E meu pai, na batalha para pôr o pão na mesa.

Foi dali, daquela família, que eu saí para o mundo.

Não pronta, mas com roteiro e bagagem.

A mim cabia ter coragem.

A natureza e a juventude seguiram o curso natural da vida. Tão natural que, ainda adolescente, engravidei e me casei aos 16 anos.

Me culpei, nos castiguei…Casamento às pressas, desengano aos poucos.

Cenário pronto para repetir o ciclo de vida da minha mãe.

Mas eu tive mais do que ela.

Conheci o mundo através dos livros. Aprendi que heroínas não se fazem sem audácia e sem lutas.

E eu era uma delas, pois sentia, com uma certeza febril, que era semente, flor e fruto. Mesmo que no íntimo houvesse sustos e medos ainda desconhecidos.

O estudo e o amor pelos livros me deram conhecimento e condições para saber que meu destino podia ser melhor.

O espírito, grávido de emoções… a vida exigindo força e vigor.

O equilíbrio incerto e os desafios áridos. 

Estudar, lavar roupas, ajudar nas tarefas das crianças, estender fraldas nos varais como bandeiras brancas ao vento, cuidar de vacinas, piolhos, resfriados e espinhos no pé, estudar, pesquisar, ler, cumprir prazos, apagar a luz, cair na cama e dormir.

Heroínas diversas, bandidas, distintas, rasteiras, rameiras, donzelas e santas. Centenas delas, madrugada adentro, à luz de um lampião.

Vivi isso por longos onze anos. Planta rasteira. Flores. Frutos.

Desistir? Nunca!

Pensamentos de derrota? Muitos!

Resiliência, teimosia, orgulho?Constantes, fortes, intensos. 

Juventude, saúde, corpo jovem e forte. Determinação, “estofo moral”, vontade férrea, fé.

Viver e vencer exige gritos e não admite sussurros.

A audácia, a valentia, o movimento se sobrepõe; o sapo é engolido.

A literatura clareia a mente, a esperança e a fé preenche o coração.

As dúvidas e respostas norteiam a jornada.

Filhos criados, primeira infância vencida, segundo grau completo, faculdade, concurso, liberdade financeira, a vida segue, o tempo não espera.

Sentimentos diversos, “cãs prematuras”, décadas fugazes, lembranças esmaecidas, tristezas esquecidas, alegrias conquistadas, família, amigos, filhos, netos, leitores. 

Escrever…ler…A vida é um livro, as linhas retas são as mestras e nas entrelinhas se encontra a riqueza dos espantos genuínos, constatações estranhas e descobertas surpreendentes.

Sigamos! Ainda há muito a ouvir, falar e dançar. Até que desça o pano, somos os atores deste espetáculo chamado vida, de quem somos os convidados especiais!

Maria Elza

Publicado por mariaelzaescreve

Me autodenominei Divina, Perfeita e Maravilhosa. Não é por vaidade e sim porque acredito que foi assim que Deus nos criou: à sua imagem e semelhança. Mesmo que humanamente isso pareça impossível, ao expressar minha crença me sinto bem. Busco o melhor sempre. Tenho fases, sou de Libra e isso ajuda a explicar minhas qualidades e meus defeitos. Amo a vida, minha família, meus amigos. Sou Formada em Administração e Direito e estudiosa da escrita criativa. Sempre gostei de ler! Amo ler tanto os romances, como os contos, crônicas, documentários, biografias… Mas minha maior bagagem é de vida, pois ela é a matéria prima para o que escrevo. A vida, as pessoas e suas histórias me encantam. E esse encantamento se transforma em letras. Amo muito, preocupo-me muito, erro muito, e procuro muito acertar! Vou dividir com vcs um pouco da minha experiência de vida, neste espaço que considero meu "travesseiro virtual" e o convido a compartilhá-lo comigo. Venha?! Criei este blog em agosto de 2010 na plataforma blogspot. Posteriormente o trouxe para o WordPress . Desde 2024 estou escrevendo crônicas e vou disponibiliza-las aqui. No site https://.www.cronicascariocas.com.br procure por Maria Elza no Menu Autores, para ler meus contos e crônicas. Ah, deixe seu comentário, pois quero saber a sua opinião!

Deixe um comentário